A Instituição

A Liga de Solidariedade Social e Melhoramentos os “Amigos de Albardo”, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, pessoa coletiva n.º 505654717. Desenvolvendo a resposta social de Serviço de Apoio ao Domiciliário, inscrita no Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social da Guarda, com o NISS n.º 20003520778, cujos os estatutos se encontram registados pela inscrição n.º 08/03, a fl.137 do livro n.9 das Associações de Solidariedade Social, em 27 de Setembro de 2002. Licenciado através do alvará n.º 158/2012 Câmara Municipal da Guarda. Tem a sua sede em Albardo, freguesia de Albardo e concelho da Guarda. Esta resposta social consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a idosos de ambos os sexos, a partir dos 65 anos e, excepcionalmente, de outras idades, quando o seu estado de saúde físico e/ou psíquico assim o justifiquem.

Sendo o, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), tem por finalidade o exercício da acção social na prevenção e apoio nas diversas situações de fragilidade, exclusão ou carência humana, promovendo a inclusão e a integração social, neste caso da terceira idade.

Esta IPSS não tem qualquer finalidade lucrativa, tendo como propósito dar expressão ao dever moral de solidariedade e de justiça entre os seus utentes e promover a Qualidade de Vida dos mesmos.

Desta forma, a Liga de Solidariedade Social e Melhoramentos “Os Amigos do Albardo”, visa promover a Qualidade de Vida dos utentes que usufruem, do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) regendo-se esta instituição, pelo Despacho Normativo n.º 62 /99 de 12 de Novembro. Este serviço não apoia somente o idoso, mas também a sua própria família na resolução de problemas de carácter social. É uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, os mesmos não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária. Tem com objetivos gerais e específicos:

Os objetivos gerais do Serviço de Apoio Domiciliário são contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e famílias, contribuir para retardar ou evitar a institucionalização.

Os objetivos específicos do Serviço de Apoio Domiciliário são assegurar aos indivíduos e famílias a satisfação de necessidades básicas, prestar cuidados de ordem física e apoio psico-social aos indivíduos e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar, colaborar na prestação de cuidados de saúde.

O Serviço de Apoio Domiciliário deve proporcionar os seguintes serviços: prestação de cuidados de higiene e conforto, arrumação e pequenas limpezas no domicílio, confecção, transporte e/ou distribuição de refeições, tratamento de roupas.

O Serviço de Apoio Domiciliário pode ainda assegurar outros serviços, tais como: acompanhamento ao exterior, aquisição de géneros alimentícios e outros artigos, acompanhamento, recreação e convívio, pequenas reparações no domicílio, contactos com o exterior.

Para a prossecução dos seus objetivos, Liga de Solidariedade Social e Melhoramentos os “Amigos de Albardo” proporciona um conjunto diversificado de serviços, em função das necessidades dos utentes, nomeadamente:

  • Distribuição de Refeição no Domicílio:

  • Cuidado de higiene pessoal e cuidados de imagem;

  • Higiene Habitacional;

  • Tratamento de roupa (Lavagem, Secagem e Engomagem);

  • Apoio Psico-Social;

  • Assistência Medicamentosa;

  • Acompanhamento a consultas médicas;

  • Aquisição de bens e serviços;

  • Atividades socio-culturais;

  • Convívios Institucionais festas e passeios;

  • Disponibilidade de informação facilitadora de acesso a serviços da comunidade adequada à satisfação das outras necessidades;